sábado, 29 de março de 2014

A importância de dizer NÃO

PAIS&FILHOS



Ele precisa desse Não para se orientar
«- Porque tenho tanta dificuldade em dizer Não ao meu filho? Quando ele me pede alguma coisa, eu digo Não. Ele insiste, insiste e eu acabo por ceder ou então, zango-me. Fico furiosa comigo e acho que não o estou a educar. O que posso fazer?»
- Em primeiro lugar, deverá ter definido para si o que é um Não. Porque diz Não ao seu filho? Vale a pena distinguir um Não que nunca poderá vir a ser um Talvez ou um Sim. Nessa altura não tem dúvidas. Por exemplo, se o seu filho quer atravessar sozinho a rua, sabe que não o pode deixar. É perigoso para ele e cabe a si protegê-lo. Então o seu Não é muito mais seguro. Sem hesitações. E o seu filho entende isso muito bem.Se, pelo contrário, se trata de alguma coisa que não o coloca em perigo - por exemplo, se ele quer um determinado brinquedo - o seu Não pode apresentar-se com alguma hesitação, própria de quem ainda não decidiu se lhe vai dar o brinquedo ou não. A sua primeira reacção é um Não mas pode deixar de ser, se a criança utilizar as suas excelentes estratégias para convencer ou «desgastar» os pais.
A sua hesitação é transmitida, mesmo que não se aperceba dela. As crianças tentam perceber onde está o limite e estão à espera que os pais lhes passem essa mensagem. Se acaba por ceder, o seu filho fica baralhado e pergunta-se: «Então onde está o meu limite?»
Dizer Não ao seu filho, é mais importante do que possa parecer. Ele precisa desse Não para se orientar. Para saber o que pode ou não pode fazer. O que é ou não importante para ele. É assim que ele pode crescer de forma adequada e segura.
A escolha do que deve ou não deve deixar ou dar ao seu filho é sua. A mãe é que é a adulta, conhecedora do que é melhor para ele. É a si que compete proteger, balizar e securizar. Ele está à espera que a mãe possa cumprir o seu papel. Para isso só necessita de ter a certeza do que quer ou não para o seu filho. Os princípios, valores, etc., são seus!
http://www.paisefilhos.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário